sexta-feira, 15 de abril de 2011

Arte Urbana

Arte Urbana ou Street Art nada mais é do que a livre expressão e manifestação artística feitas em espaços  públicos,ainda é vista como vandalismo quando o artista não tem permissão para "desenhar" em certos lugares.Essas "expressões"artísticas algumas vezes são muito ricas em detalhes, que vão do Graffiti ao Estêncil, passando por stickerscartazes lambe-lambe (também chamados poster-bombs), intervençõesinstalaçõesflash mob, entre outras. São formas de pessoas sozinhas, expressarem os seus sentimentos através de desenhos.A expressão Arte Urbana surge inicialmente associada aos pré-urbanistas culturalistas como John Ruskin ou William Morris e posteriormente ao urbanismo culturalista de Camillo Sitte e Ebenezer Howard (designação "culturalista" tem o cunho de Françoise Choay). O termo era usado (em sentido lato) para identificar o "refinamento" de determinados traços executados pelos urbanistas ao "desenharem" a cidade.

Da necessidade de flexibilidade no desenhar da cidade surgiu a figura dos planos­­ de gestão. Este facto fez cair em desuso o termo Arte Urbana, ficando a relação entre Arte e cidade confinada durante anos à expressão Arte Pública.
Dada a dificuldade de enquadramento das inscrições murais feitas à revelia das autoridades e proprietários no conceito de arte pública, assiste-se a um ressurgimento da designação de "Arte Urbana" que passou a incluir todo o tipo de expressões criativas no espaço colectivo. Esta designação adquiriu assim um novo significado e pretende identificar a Arte que se faz no contexto Urbano à margem das instituições públicas.




5 comentários:

  1. Todo tipo de arte é válido. Seja ela representada em desenhos, música, malabares, poemas, enfim. Que seja bem vindo sempre toda forma de arte! :)

    ResponderExcluir
  2. De algum modo a arte deve ser mesmo marginal. Assim, ela desconfigura uma paisagem urbana, distorce, afeta. Gosto muito disso aí...

    ResponderExcluir
  3. muiiito bacana! pena que não divulgam muito.

    adorei,
    Parabens pelo blog!
    Conheça Geisting
    http://geisting.blogspot.com/
    um blog-zine incriveel!

    me siga que te sigo também!

    ResponderExcluir
  4. Meu,a arte é como uma passagem pra a liberdade de pensamentos,de atitudes que nos mostram.

    Estou seguindo se blog :)leia alguns dos meus textos e veja se voce se identifica com algum deles,e se possível comente.

    http://corracherry.blogspot.com/

    Beijos.

    ResponderExcluir

Turistas